sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SALTON VIRTUDE, 2008, #cbe



A escolha do vinho do mês de Outubro do Enoblogs, seguindo o tradicional rodízio, foi feita pelo Marcelo Di Morais. Ele optou por uma indicação bem ampla, para que todos possam participar das postagens: VINHO BRANCO - Qualquer uva e origem - Preço máximo de R$40,00.

Minha escolha foi o Salton Virtude. Este vinho em conjunto com o Desejo (Merlot) e o Talento (assamblage de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat) constitui a linha top da Salton. Informação do site da vinícola:

"Elaborado com 100% varietal Chardonnay. As uvas são cultivadas em vinhedos na região da Campanha Gaúcha, em vinhedos entre 300 e 400m acima do nível do mar, em solos arenoso-profundos. Os cachos são selecionados manualmente, com posterior prensagem. O mosto passa então por clarificação espontânea, e é fermentado com fermentos selecionados em barricas de carvalho novo (50% carvalho francês e 50% carvalho norte-americano). Permanece nas barricas em contato com suas leveduras por 6 meses, até seu engarrafamento."

Adquirido por R$ 38,00, em 02.06.10, na loja da vinícola.

De cor amarelo ouro. Alcool 13,5%.

Aromas de melão, maçã verde, mel e nozes. O mel predomina.

No ataque à boca, mel, maçã verde e levemente amanteigado, meio de boca, maçã verde e coco e no final, relativamente longo, nozes e coco.

Equilibrado. Bom para acompanhar bacalhau, frutos do mar, peixes de sabor acentuado. Acompanha, também, aves.

Apesar de ser um ótimo vinho, com bom custo/benefício, confesso que fiquei com um sentimento de frustação. Acho que criei uma expectativa exagerada em relação a ele.

2 comentários:

  1. Agora pense, meu caro...

    Em Salvador este vinho é vendido a 75 reais.

    Até hoje não tive coragem de provar por isso...(com mais 10 reais compro o Marques de Casa Concha Chardonnay, que é sucesso garantido)

    Lá no Notas Etílicas postei um vinho verde, o Quinta da Aveleda. Campeão pelo preço!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    O preço aí em Salvador está alto mesmo. Aqui em Recife existe lugares em que o preço fica entre 10 a 20% acima do preço na Vinícola.
    Jurandir

    ResponderExcluir